Proporcione a você Felicidade|Saúde|Beleza

Prótese de mama

O implante de silicone é uma cirurgia que aumenta o volume das mamas, para proporcionar melhor contorno, firmeza e simetria.

Conheça o cirurgião

Titular em Cirurgia Plástica pela SBCP, Dr. Humberto Monteiro é um dos representantes da nova geração de profissionais que fazem do bisturi o principal instrumento de trabalho.

Cirurgia plástica

A prótese de silicone é inserida através de cirurgia plástica, com todos os cuidados que uma cirurgia necessita.

Ligue e marque sua consulta 71 3042-0051

Atendemos em Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana Envie uma mensagem

Profissional habilitado

Muitos anos de experiência em cirugia plástica

Nascido e criado em Salvador, foi na busca pela forma perfeita que o Dr. Humberto Monteiro se realizou profissionalmente. São dez anos de carreira, todos eles dedicados a cirurgia plástica. Depois de um ano servindo ao Exército em Manaus, voltou para a capital carioca, onde havia se formado anos antes na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fez residência em cirurgia geral e ingressou como residente no serviço do professor Ivo Pitanguy, na Santa Casa de Misericórdia. E não parou por aí: depois de apenas dois meses no serviço, o jovem médico foi convidado para trabalhar na clínica do cirurgião, diretamente com ele. "É uma experiência ímpar, diferenciada", resume. Experiência esta que agora ele traz para Salvador através da Clinday.

Tipo de próteses

Conheça os tipos de próteses utilizadas

Existem diversos tipos de próteses de silicone para atender cada tipo de paciente. A diferenciação se faz através do tamanho de perfil:

Baixo (1) - Tem uma base mais larga e são indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo e pouca para a frente.

Moderado (2) - Possui base um pouco larga e são mais baixas, para preenchimento moderado do colo mamário e com pouca projeção para a frente.

Alto (3) - Possuem uma base menor e são mais altas. Usadas para projetar os seios para a frente sem tanta necessidade de preenchimento.

Superalto (4) - Base ainda menor e de maior projeção, quando se deseja preencher bem o colo. Não se projetam para as axilas.

Anatômico (5) - Têm um formato de gota e são indicadas para aquelas pacientes que querem um aumento de forma e contorno proporcional.

As próteses de mama podem ser preenchidas com:

Solução salina:
Colocam-se as próteses vazias (apenas os invólucros) e depois, com uma seringa e soro fisiologico vai se preenchendo a protese até se chegar ao tamanho de mama desejado. Utilizada mais nos EUA e Canadá pois nesses países até pouco tempo ainda era proibido o uso de silicone gel. Possui o inconveniente de se notar esse liquido quando em movimento, ser mais dura e artificial ao toque e possuir o risco de vazamento da solução salina.

Gel de silicone:
É o preenchimento de prótese mamaria mais utilizado em todo mundo. As próteses de mama mais modernas, utilizam gel de silicone coesivo e não mais liquido. Sendo assim, mesmo que ocorra uma ruptura traumática da prótese, o silicone não irá vazar. À palpação, esses implantes mamarios de silicone são imperceptíveis por apresentar densidade e textura bem similares as do tecido mamário.

O que é prótese de mama?

Conheça os tipos e para que serve

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.

Se você está insatisfeito com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerara. O aumento de mama pode:

  • Aumentar o tamanho e projeção de seus seios,
  • Melhorar o equilíbrio de seu corpo,
  • Melhorar a sua autoestima e autoconfiança.

  • Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão.

    A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.

    A decisão de se submeter à cirurgia de aumento de mama é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis.

    Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

    A decisão de se submeter à cirurgia de aumento de mama é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis.

  • Não há garantia de que os implantes durem por toda a vida, podendo ser necessária a substituição de um ou de ambos os implantes,
  • Gravidez, perda de peso e menopausa podem influenciar na aparência dos seios submetidos à cirurgia de aumento.

  • Fonte: Sociedade Brasileirs de Cirurgia Plástica

    Como é a cirurgia

    Sabia como é o antes, durante e após

    Como é feita uma cirurgia de implante de prótese de silicone?

    A duração dos procedimentos para implante de prótese mamária normalmente é de uma ou duas horas. Antes do início do procedimento, a área a ser tratada é limpa e anestesiada. A depender do tipo de procedimento, é aplicada uma anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral. A incisão, normalmente feita na dobra abaixo da mama, é feita com o auxílio de um instrumento chamado de retrator, que mantém o corte na melhor posição, para inserção da prótese. Embora a incisão seja colocada em locais pouco perceptíveis, seu tamanho e aspecto podem variar de acordo com o tipo e tamanho do implante e o contorno corporal da paciente. Cuidadosamente, separa-se o tecido mamário com um dispositivo cauterizador e um bisturi para se chegar à área da mama em que a bolsa será formada.

    Ao contrário dos implantes salinos, que geralmente são inseridos vazios, os de silicone são pré-preenchidos, o que normalmente requer uma incisão maior. O cirurgião introduzirá o implante e inspecionará as mamas para manter a simetria. Ele pode ajustar a bolsa e a posição do próprio implante para atender as expectativas da paciente.

    As incisões são fechadas com suturas no tecido mamário, quando podem ser usadas suturas convencionais, fita adesiva ou cirúrgica para fechar a pele. O cirurgião pode ainda utilizar suturas indissolúveis, que serão removidas em sete a dez dias. As cicatrizes desaparecerão lentamente dentro de alguns meses, mas pode levar um ano até que sumam completamente. Como em todo procedimento cirúrgico, a paciente pode sentir dor e inchaço na área operada. O inchaço diminui em poucos dias, mas pode persistir por algumas semanas.

    Cuidados

    O uso de um sutiã especial ou uma malha de compressão auxilia no processo de cicatrização. As malhas de compressão proporcionam conforto e sustentação, diminuem o inchaço e ajudam a manter a posição dos implantes. Daí a importância de usá-las conforme orientação médica.

    Você provavelmente poderá voltar ao trabalho após três a sete dias do procedimento. No entanto, é importante evitar atividades intensas e carregamento de peso por três ou quatro semanas. Caso contrário, o processo de cicatrização será mais demorado e os implantes poderão ser danificados. O resultado definitivo será visível depois que os implantes estiverem adaptados e o inchaço tiver desaparecido por completo. É importante lembrar que a forma das mamas continuará sofrendo mudanças ao longo do tempo. Os resultados do implante de prótese mamária normalmente são duradouros, o que significa que as mamas permanecerão firmes por muitos anos.

    Recomendações
    1. Evitar esforços nos oito primeiros dias;
    2. Não movimentar os braços em excesso, seguindo sempre as orientações do seu cirurgião plástico;
    3. Evitar molhar o curativo, até que seja autorizado a fazê- lo;
    4. Não se expor ao sol ou friagem, até segunda ordem;
    5. Alimentação normal, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas e vitaminas.

    Perguntas mais frequentes

    Tire sus dúvidas aqui e marque sua consulta

    A Mamoplastia de Aumento deixa cicatrizes?
    Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna bastante discreta. O tamanho da cicatriz será o menor possível para colocar a prótese de mama.

    Onde se localizam as cicatrizes?
    Alguns cirurgiões as situam no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila. O tamanho das cicatrizes é o mesmo, independente do local, pois é o menor tamanho que possibilite a colocação da prótese de mama escolhida (geralmente 4 cm para próteses em torno de 260 ml).

    Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis.
    Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já o dissemos, nos facilitará o prognóstico cicatricial. Essa tendência genética influenciará na cicatriz independentemente da localização na mama ou axila.

    Existe correção para as cicatrizes hipertróficas nas mamas?
    Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com as características do período inicial da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, "também estão apreensivos quanto ao resultado final".

    Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência depois de colocadas as próteses?
    As mamas podem ter seu volume aumentado através da cirurgia de prótese de mama. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone a serem introduzidas. Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. A prótese de mama tem uma consistência maior do que o tecido normal da mama, logo para pacientes com pouca glândula é comum um certo grau de aumento da consistência das mamas após a colocação das próteses.

    Posso escolher a forma da Prótese que quiser?
    Cada paciente difere entre si em relação ao volume, consistência e forma das mamas. Logo, não é porque uma amiga ou modelo colocou certo tipo e volume de prótese de mama que você colocará igual. Uma prótese de mama de 260 ml pode ser ideal para uma paciente de 1,65m, mas poderá ser grande para outra de 1,50m de biótipo magro. Logo, cada paciente tem uma prótese de mama ideal, que será escolhida em consulta após o exame minuncioso das mamas e do biótipo da paciente.

    Existe risco da Prótese de Mama estourar?
    As próteses de mama são de material bastante resistente e distensível. Um trauma teria que ser muito forte para estourá-las. No caso de uma rotura por trauma, provavelmante a prótese ajudaria a evitar maiores danos ao pulmão e costelas, por atuar como um absorvente do impacto. Neste caso, a prótese poderia ser trocada pela mesma cicatriz da mamoplastia de aumento.

    Quando atingirei o resultado definitivo da Mamoplastia de Aumento?
    Apesar do resultado imediato ser muito bom (70%), somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva ( após 6 meses). A maior parte do edema (inchaço) sai depois de 2 meses da colocação das próteses, sendo este o período de maiores mudanças na forma das mamas.

    No caso de nova gravidez, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado?
    Durante a gravidez a mama aumenta, reduzindo após a lactação. Isto leva à distensão da pele, que poderá não retornar ao normal após a lactação. Caso isso aconteça poderá ocorrer uma ptose (queda) da mama. A prótese em si não sofre alterações com a gravidez ou amamentação.

    A prótese de mama interfere na amamentação?
    Não. Tanto a prótese colocada submuscular, quanto a submamária ficam situadas abaixo da glândula, não interferindo de nenhuma forma no crescimento mamário durante a gravidez e na amamentação.

    O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?
    Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados. A prótese de mama colocada abaixo do músculo é mais dolorosa do que colocada acima.

    Há alterações de sensibilidade das mamas, após a Mamoplastia de Aumento?
    É comum alguma alteração da sensibilidade após a introdução das próteses de mama. Geralmente há um retorno progressivo da sensibilidade das mamas até a normalidade, o que poderá demorar alguns meses.

    Há perigo na Mamoplastia de Aumento?
    Raramente a cirurgia plástica de mamoplastia de aumento sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública.

    Qual o tipo da anestesia utilizada?
    Peridual e sedação ou geral. Depende do caso.

    Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
    A mamoplastia de aumento dura em média de 90 minutos até 120 minutos, se necessário for.

    Qual o período de internação?
    Ambulatorial (Day Hospital)

    Quando são retirados os pontos?
    Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o décimo dia pós-operatório.

    A mamoplastia de aumento corrige a flacidez da mama?
    A prótese de mama serve para aumentar o volume da mama, preenche-la. No caso de um pequeno excesso de pele, será corrigido. Porém, em caso de grande flacidez, será necessário retirar pele, podendo ou não ser colocada a prótese no intuito de aumentar o volume da mama.

    O que vem a ser retração da cápsula da prótese de mama?
    É uma cicatrização exagerada da cápsula fibrosa do organismo (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, uma nova cirurgia será necessária para correção da cápsula. A retração da cápsula nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento anômalo do organismo das pacientes que a apresentam. Sua ocorrência gira em torno de 5% dos casos. Os leigos costumam chamar de "rejeição" a contratura da cápsula, porém a mamoplastia de aumento não produz a verdadeira rejeição, por ser o silicone inerte e não levar à produção de anticorpos.

    A protese de mama deverá ser trocada, quando?
    Devido ao grande desenvolvimento tecnológico dos materiais utilizados nas próteses mamárias, acredita-se que as próteses de hoje deverão ser trocadas depois de 20 anos.

    É possivel associar outra plástica à protese de mama?
    Sim. É muito comum a associação outras de cirurgias plásticas com a mamoplastia de aumento, como, por exemplo, a rinoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia. A possibilidade de associar mais de duas cirurgias será avaliada pelo cirurgião, tendo em vista a extensão da cirurgia.

    Descubra o que podemos fazer por você. Envie uma mensagem
    © 2016 Humberto Monteiro Cirurgião Plástico